Ao chegar no Brasil a primeira coisa que precisava fazer era a inscrição no AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero).

AIRE é um cadastro de italianos residentes no exterior. Os cidadãos italianos que transferirem a residência para o exterior devem, no prazo de 90 dias a partir da data de chegada ao país de destino, fazer a declaração ao consulado competente. O consulado, após registrar o cidadão no cadastro consular, entrará em contato com o comune de proveniência do cidadão. O comune, então, fará a inscrição do cidadão requerente no AIRE. Essa inscrição é necessária para a obtenção de todos os documentos e certificados emitidos pelo consulado e, também, para requerer o passaporte.

No dia 12/12/2018 fiz a requisição pelo site FAST IT. Ao realizar o cadastro e fazer o upload dos arquivos pedidos, devemos seguir a risca o que consta no site do consulado. São 3 arquivos que devemos anexar. Cada um deles constando os documentos de acordo com o site do seu consulado. Colocar cada documento em seu devido arquivo anexo.

O status no site ao cadastrar consta como “presentata”. Depois de alguns dias o status passa para “in lavorazione”.

No dia 01/02/2019 passou para o status “transmessa al comune di competenza”. No dia 22/02 recebi um email do comune informando que no dia 04/02 fui inscrito no AIRE.

Até o momento (15/05) o consulado não confirmou essa mudança.

Com isso ainda não pude tentar o agendamento (que esta super difícil) para solicitar o passaporte.

Agora passamos para a “novela” passaporte!

 

Arrivederci!