Ciao a tutti!

O momento da compra das passagens aéreas é um ponto crucial, tanto na questão financeira quanto nos primeiros passos na Itália para o reconhecimento da cidadania.

Se for escolher um voo direto do Brasil para a Itália não será necessário comparecer a questura(delegacia de policia) para declarar a sua presença em território italiano. Com certeza é a melhor escolha, apesar que os vôos com conexão tenham um valor menor.

Se a escolha for com conexão será necessário declarar a presença em território italiano. Por qual motivo? Suponhamos que você pegue um voo Rio de Janeiro com destino a Roma mas com escala em Barcelona. Antes de chegar a Roma você teve que trocar de aeronave e será nesse aeroporto que você fará a imigração. Com isso receberá o carimbo com a letra símbolo do país e a data de entrada, nesse caso a letra E que corresponde a Espanha. Depois você pegou outra aeronave e chegou a Roma. Você agora não receberá um novo carimbo, porque já recebeu o carimbo daquele “bloco continental”. Com isso não passará novamente na imigração. É ai que está a diferença. Para dar entrada no processo de cidadania temos que informar a data de chegada na Itália. Com a conexão em outro pais do bloco, não é possível saber a data efetiva de chegada em território italiano. Com isso é necessário fazer a Dichiarazione di Presenza.

Agora que sabemos a diferença, escolhi um voo direto partindo de São Paulo com destino a Roma. Monitorei durante alguns meses os valores para ter uma ideia da média. Monitorei partindo de São Paulo e Rio de Janeiro com vários destinos na Itália. O melhor site que encontrei para acompanhar a mudança de valores foi o Google Flights.

Aconselho também acessar o site da companhia para verificar o valor. No meu caso foi bem mais barato comprar pelo site da companhia do que em qualquer outro site.

Como é necessário ter comprado a passagem de volta ao chegar na imigração italiana, comprei a volta com escala. Ao realizar um comparativo entre o valor com ida e volta na mesma companhia e a ida em uma e a volta com escala em outra, a ultima opção foi a melhor.

Como Belo Horizonte não possui vôos diretos para a Itália, pegarei um voo pela LATAM de BH->SP e outro pela mesma companhia SP->ROMA. A volta pegarei o voo pela TAP MILÃO->LISBOA->BH. Na volta economizei a passagem SP->BH.

Mas você olhou a distância de Roma para a cidade em que irá ficar? A resposta é sim! Irei ficar mais próximo a Milão. Então porque não comprou uma passagem direto para Milão? Porque irei de trem Roma->Milão. A economia foi muuuuito grande. É uma comparação que deve ser feita antes de comprar a passagem. Uma passagem direto para Milão saia mais cara se comparada  ao valor direto para Roma com a ida de trem Roma->Milão.

Segue abaixo os sites utilizados para monitorar e comprar as passagens.

Utilizei o Google Flights para monitorar os valores – www.google.com/flights

Para voo de ida comprei direto no site da LATAM – www.latam.com/pt_br/

Para o voo de volta o melhor buscador foi o Booking – www.booking.com

Dentro das pesquisas do Booking fui direcionado para o site da Almundo – www.almundo.com.br (realizei a compra com eles e deu tudo certo)

Espero que tenha ajudado.

Arrivederci!

Publicidade